Esdras Dantas

Esdras Dantas

Bacharel em Direito pela Faculdade do Distrito Federal – Ceub (1979) e pós-graduado em Direito Público pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF. É advogado há trinta e sete (37) anos, com atuação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Tribunais Regionais Federais d 1ª e 5ª Regiões, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na Universidade Autônoma de Lisboa – UAL, em Portugal, concluiu o Ciclo de Seminários de Acesso a Cursos de Mestrado da referida universidade. Atualmente é aluno do programa de doutoramento em Direito Penal, da Universidade de Buenos Aires – Faculdad de Derecho – Departamento de Posgrado – UBA.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, é membro nato (conselheiro vitalício) e exerceu cinco mandatos consecutivos como conselheiro seccional da OAB/DF (1985 a 1995). Foi presidente da OAB/DF por dois mandatos consecutivos (1991 a 1995); presidente da Comissão de Direitos Humanos; diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/DF – ESA/DF; coordenador de Estudos e Pareceres do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT; advogado concursado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do DF (1995 a 1999).

No Conselho Federal da OAB foi conselheiro por quatro mandatos consecutivos; diretor tesoureiro e presidente da Terceira Câmara da OAB Nacional.

Atuou como membro da Comissão de Exame da Ordem, responsável pelas matérias Ética e Disciplina e Estatuto da Advocacia e da OAB. Também foi examinador titular em bancas de concursos públicos para ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios. 

Professor universitário desde 1980, é autor de inúmeros artigos jurídicos publicados em revistas e jornais especializados. 

Atualmente exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira dos Advogados.